Angela Merkel prestes a entrar e seu 4º mandato é preferencia do povo alemão nas eleições de 2017

Representante da direita na Alemanha, Angela Merkel fez um ótimo trabalho no país, manteve o PIB em alta e prova que a direita é uma ótima saída para torna um país em uma potência.

"A maioria do povo alemão simplesmente está contente com o atual governo. Se não fosse assim, os números seriam diferentes. Pode parecer algo banal, mas é a realidade. Com Merkel, os alemães se sentem em mãos seguras e confiáveis", explica Jan Woischnik, representante da Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Brasil, ligada à CDU.

De fato, a economia alemã vai bem, com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) por volta de 2%, e desemprego num mínimo histórico, por volta de 5%, considerado pelos economistas como “fisiológico”.

A Alemanha é cada vez mais respeitada no mundo, e a onda de migrantes que chegou no país entre 2015 e 2016 não está se repetindo. Ao contrário, o governo alemão já está enviando de volta à Grécia centenas de imigrantes que chegaram pela chamada "rota balcânica", utilizando como base jurídica o Tratado de Dublin, que permite essas deportações entre países da União Europeia (UE).

"Nenhum tema se impôs até agora no debate eleitoral. Se nenhum evento externo ocorrer, esta campanha pode realmente ocorrer sem temas principais. Isso porque a Alemanha está atualmente em uma situação econômica muito boa e os pedidos de mudança não são muito fortes. Todos os sinais são para 'manter tudo como está', e isso não produz grandes batalhas eleitorais", explica Eva Heidbreder, professora de ciências políticas da Universidade de Magdeburg.

Pelo sistema eleitoral alemão, no primeiro voto o eleitor opta por seu candidato preferido a deputado federal. No segundo, escolhe o partido, que por sua vez pode eleger o chanceler se obtiver maioria, própria ou com um parceiro de coalizão.

 

Share this article

Entre para postar comentários

Sobre o portal

Fique por dentro de tudo que acontece em Brasília e Região!

Últimas postagens

Receba novidades

As principais notícias de Brasília em seu e-mail!