Quais as consequências da renúncia do primeiro-ministro da Turquia

Davutoglu era visto como um dos poucos políticos capazes de conter as pretensões de hegemonia do poderoso presidente Recep Erdogan.

A renúncia do primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, anunciada nesta quinta-feira (5), tem como principal consequência o aumento do poder de Recep Tayyip Erdogan, presidente que assumiu o cargo em 2014 depois ter exercido outros três mandatos como primeiro-ministro da Turquia.

Erdogan é acusado de atentar contra a liberdade de imprensa e restringir liberdades individuais, comprometendo a democracia no país à medida que se fortalece como líder inconteste. Davutoglu, o demissionário, era visto como um aliado próximo de Erdogan, mas também como o único capaz de criticá-lo com franqueza na intimidade.

Poder concentrado#

A Turquia é governada por um presidente, voltado para os assuntos externos, e por um primeiro-ministro, voltado para os assuntos internos, pois é um regime parlamentarista.

O presidente, Erdogan, foi eleito diretamente pelos turcos. O primeiro-ministro, Davutoglu, foi indicado pelo partido que obteve maioria no Parlamento, o AKP (Partido Islâmico da Justiça e do Desenvolvimento).

Desde sua fundação, em 2001, o AKP venceu as eleições de 2002, 2007 e 2011. A legenda foi fundada pelo próprio Erdogan, em 2001. E ele mesmo governou como premiê nessas três ocasiões, antes de assumir como presidente em 2014.

Davutoglu ficaria quatro anos no cargo de primeiro-ministro, mas interrompeu o mandato na metade. Um novo congresso do partido governista AKP está marcado para 22 de maio. Nessa ocasião, deve ser indicado o substituto de Davutoglu. Para analistas, deve ser alguém que não faça sombra ao presidente e às suas pretensões políticas.

Erdogan vem sendo comparado ao presidente russo, Vladimir Putin. Ambos pularam de primeiro-ministro para presidente e expandiram seu poder ao longo dos anos, fortalecendo suas próprias posições enquanto eram acusados de perseguir opositores e atentar contra os direitos humanos.

Agora na presidência, Erdogan tenta mudar a forma de governo na Turquia, reduzindo o papel do Parlamento e do primeiro-ministro e fortalecendo seu próprio papel, de presidente.

Turquia é importante para os europeus por conter imigrantes e Estado Islâmico, mas não consegue adesão à União Europeia

“Passo a passo, ele está fazendo com que seu objetivo político, que é o sistema presidencialista, seja alcançado”, disse ao jornal “The News York Times” o advogado turco Suat Kiniklioglu, antigo membro do AKP e presidente do Centro para a Comunicação Estratégica de Ancara, centro de estudos da Turquia.

Davutoglu renunciou pouco depois de ter atingido seu maior sucesso como primeiro-ministro, o estabelecimento de um acordo com a União Europeia para conter o fluxo de imigrantes do Oriente Médio. Para alguns analistas, Davutoglu poderia rivalizar em popularidade com Erdogan, pois tinha melhor trânsito com a União Europeia e com o presidente americano, Barack Obama.

“A renúncia de Davutoglu expõe a divergência entre ele e Erdogan para expandir o poder [da presidência]. Os sinais da transformação de democrata em autocrata estão quase completos. Sua ambição [de Erdogan] de estabelecer uma presidência executiva está ao alcance da mão”

Tim Arango

Correspondente do jornal americano “The New York Times” em Istambul

A Turquia é parte da Otan (Aliança do Tratado do Atlântico Norte), mas  tenta há anos, sem sucesso, entrar na União Europeia. O país tem importância estratégica no combate ao Estado Islâmico e na contenção do fluxo de imigrantes sírios e de outros países do Oriente Médio para a Europa.

 

Share this article

Tagged sob

K2_AUTHOR

Agencia Divulgar

Divulgar é uma agência de marketing digital com atuação inicial em Brasília. Oferece diversos   meios de publicação em massa dentro de um único pacote, tornando viável o investimento e   mais efetiva a ação de divulgação.

Website.: www.agenciadivulgar.com.br
Entre para postar comentários

Sobre o portal

Fique por dentro de tudo que acontece em Brasília e Região!

Últimas postagens

Receba novidades

As principais notícias de Brasília em seu e-mail!