Mãe e filha criam loja especializada em chás

Sócias da Talchá veem a transparência como uma das maiores vantagens de se trabalhar em família

Muitas pessoas acreditam que não é saudável misturarfamília e negócios. No entanto, algumas vão pelo caminho inverso e acreditam que essa pode ser uma boa alternativa na hora de se montar uma empresa. Esse é o caso de Mônica Schvartsman, 52 anos, e sua filha, Mariana Schvartsman, 28, criadoras da Talchá.

A ideia de montar uma loja especializada em chás demorou a vir. Durante sua vida, Mônica trabalhou em empresas de investimento. Ela até tinha vontade de empreender, mas o problema é que não conseguia ter nenhuma ideia de negócio inovadora. “Em uma viagem, entrei em uma loja de chás que achei muito interessante e me apaixonei”, conta.

Com o interesse, Mônica começou a estudar mais sobre chás. Foi atrás da história da bebida e assistiu cursos e seminários que abordavam o assunto. Quando enxergou que essa poderia ser a oportunidade para empreender, começou a estudar também o mercado brasileiro. “Nunca trabalhei com varejo e precisava entender um pouco mais do seu funcionamento”, afirma.

Rapidamente, a empreendedora desenvolveu o modelo de negócios e sua marca. Quando já tinha conseguido um ponto para uma loja fixa no Shopping Higienópolis, em São Paulo, sua filha entrou no projeto. “Ela estava no último ano do curso de Economia no Insper e me ajudou com a modelagem financeira do negócio. Minha filha estava tão engajada, trabalhando meio período comigo, que achei que fazia sentido ser minha sócia”, diz Mônica.

A ideia inicial era lançar tanto o e-commerce quanto o espaço no Higienópolis ao mesmo tempo, mas a burocracia acabou atrasando seus planos. Diante dessa situação, as empreendedoras decidiram colocar o site no ar antes, em julho de 2010. Em novembro do mesmo ano, a loja física foi inaugurada.

Para que a Talchá se tornasse realidade, Mônica e Mariana investiram cerca de R$ 800 mil na primeira unidade, incluindo a compra do espaço e sua reforma. Além de blends de chás – montados com ingredientes importados –, tanto o site quanto as três lojas físicas na cidade de São Paulo (Shoppings Higienópolis, Pátio Paulista e JK Iguatemi) oferecem acessórios como xícara e infusor.

De acordo com Mônica, como nas lojas existe a opção de entrar também para tomar apenas um cafezinho, os valores de consumo variam mais. Isso faz com que o ticket médio do e-commerce – que é de R$ 200 – seja mais alto.

Mãe e filha

Mônica acredita que uma sociedade entre mãe e filha tem suas vantagens e desvantagens. A empreendedora garante que conhecer a sua sócia e saber suas competências é um ponto positivo. “Como sou a mãe dela, acompanhei seu crescimento e tenho muita confiança na capacidade dela”, afirma.

Além disso, a transparência na relação entre as sócias ajuda no gerenciamento dos negócios. De acordo com Mônica, quando há um desacordo entre elas, não existe nenhum problema na hora de discutir. “Qualquer coisa que acontece, a gente não hesita em falar. Existe uma troca muito legal entre a gente”, explica.

No entanto, é sempre preciso tomar cuidado para que os negócios não invadam todos os momentos em família. “Nós não concordamos uma com a outra sempre e quando estamos estressadas, é um desafio deixar isso de lado depois que deixamos o trabalho”, diz Mônica. Para evitar esse tipo de situação, elas sempre tentam entrar em um acordo, mesmo que uma tenha que ceder diante da opinião da outra. “O bom é que a gente não mora na mesma casa. Quando a gente sai de lá com alguma mágoa, dá para ir dormir e conversar com mais calma no dia seguinte”, finaliza Mônica.

Share this article

Tagged sob

K2_AUTHOR

Divulgar é uma agência de marketing digital com atuação inicial em Brasília. Oferece diversos   meios de publicação em massa dentro de um único pacote, tornando viável o investimento e   mais efetiva a ação de divulgação.

Entre para postar comentários

Sobre o portal

Fique por dentro de tudo que acontece em Brasília e Região!

Últimas postagens

Receba novidades

As principais notícias de Brasília em seu e-mail!