Outros assuntos

Ministro de Lula, Dilma e Temer possuía escondido em seu apartamento malas de dinheiro

Dinheiro desviado do trabalhador era mantido em caixas e malas dentro do apartamento do homem de confiança dos três últimos presidentes da república.

Caixas e malas com dinheiro foram encontradas nesta terça-feira pela Polícia Federal (PF) em um imóvel na Rua Barão de Loreto, no bairro da Graça em Salvador, "que seria, supostamente, utilizado por Geddel Vieira Lima como 'bunker' para armazenagem de dinheiro em espécie”.

A polícia realizava uma operação para cumprir mandado de busca e apreensão, emitido pela 10ª Vara Federal de Brasília, informou Agência Brasil.
De acordo com a PF, “os valores apreendidos serão transportados a um banco onde será contabilizado e depositado em conta judicial”.

A operação, chamada de Tesouro Perdido, foi possível graças aos dados colhidos nas últimas fases da Operação Cui Bono.

A primeira fase da Operação Cui Bono teve início em janeiro deste ano. A investigação detectou um esquema de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal no período entre 2011 e 2013. Entre março de 2011 e dezembro de 2013, a vice-presidência de Pessoa Jurídica da instituição era ocupada por Geddel Vieira Lima.

O ex-ministro já cumpre prisão domiciliar na Bahia.

A investigação da Operação Cui Bono é um desdobramento da Operação Catilinárias, deflagrada em dezembro de 2015, no âmbito da Operação Lava Jato.

O dinheiro apreendido no apartamento já chegou a 33 milhões de reais. É a maior apreensão de dinheiro vivo da história da Polícia Federal (PF).

Segundo o Ministério Público Federal, Geddel, Cunha e o doleiro Lúcio Funaro, contando em alguns momentos com a participação de Fábio Ferreira Cleto, ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, desviaram “de forma reiterada recursos públicos a fim de beneficiarem a si mesmos, por meio do recebimento de vantagens ilícitas, e a empresas e empresários brasileiros, por meio da liberação de créditos e/ou investimentos autorizados pela Caixa Econômica Federal em favor desses particulares”.

 

Share this article

Tagged sob
Entre para postar comentários

Sobre o portal

Fique por dentro de tudo que acontece em Brasília e Região!

Últimas postagens

Receba novidades

As principais notícias de Brasília em seu e-mail!