Outros assuntos

Podemos confiar em pesquisas eleitorais realizadas por intitutos controlados pela mídia?

O Notícias em Brasília realizou uma pesquisa diferente, o tema foi: já participou algum vez na vida de alguma pesquisa eleitoral de algum órgão ou instituto de pesquisa?

Acreditem, a cada 100 (cem) entrevistados, apenas 2 (dois) já responderam algum pesquisa realizada por algum órgão ou instituto.

Recentemente tivemos eleições para prefeito em todo o Brasil, os resultados são assustadores se traçar um paralelo com o resultado apresentado pelos institutos de pesquisas:

Essas pesquisas foram realizadas no inicio das eleições. Na reta final, com os candidatos praticamente consolidados com a vitória, esses institutos iniciaram uma série de publicação de novos resultados apontando o real candidato que estaria a frente das pesquisas, numa ação desesperada para não perderem credibilidade.

Essa é uma realidade que não ocorre somente no Brasil, nos EUA, a mídia desdenhou e publicou diversas pesquisas apontando Hillary Clinton como a favorita a Casa Branca, e também tiveram resultado oposto.

Atualmente com a proximidade das eleições gerais de 2018, vemos pesquisas apontando Lula como presidenciável favorito e Bolsonaro como segundo colocado com diferença de 17%

Embora seja esse o resultado publicado, Lula e Bolsonaro em suas excursões como pré candidatos a presidente para as próximas eleições, vemos de uma lado, um candidato que é recebido a gritos de ladrão, e um outro lado, Bolsonaro sendo recepcionado, carregado pela população e aplaudido por onde passa.

Outra diferença que podemos citar é o fato de Bolsonaro ser recebido pela população da região e Lula leva seus eleitores em caravana por onde passa para dizer que possuí volume de pessoas que o apoiam.

Com o crescimento de usuários com acesso a internet, a grande mídia, que controlam os maiores institutos de pesquisas da atualidade, vem perdendo cada vez mais credibilidade e confiança da população, estão deixando de ser as principais fontes de influência para formar opinião.

 

 

 

Share this article

Entre para postar comentários

Sobre o portal

Fique por dentro de tudo que acontece em Brasília e Região!

Últimas postagens

Receba novidades

As principais notícias de Brasília em seu e-mail!