Você tem se exposto menos. E o Facebook está preocupado com isso

Menos fotos de crianças, mais conteúdo viral de outros sites. Mudança no perfil de comportamento impacta no uso da rede social.

Se você está entre as pessoas que têm evitado compartilhar fotos dos filhos, fazer check-ins em lugares ou dividir com os amigos momentos íntimos da sua vida no Facebook, você não é o único.

Seu comportamento segue uma tendência entre os usuários na rede: estima-se que no último ano a postagem de conteúdo original na rede tenha caído 21%. Em relação a compartilhamentos em geral, a queda foi de 5,5%.

Não é que estamos postando menos: é que os posts pessoais estão dando lugar a links e notícias, por exemplo, além de compartilhamentos. A informação é de uma apresentação interna do Facebook, foi revelada por uma reportagem do site The Information e repercutida na mídia especializada estrangeira.

A tendência preocupa o Facebook por dois motivos principais. O primeiro é que conteúdo original - ou seja, quando o usuário posta seu próprio comentário ou foto do filho - é o que mais gera engajamento, com likes e comentários, e mantém as pessoas por mais tempo na rede.

O segundo é que é nesse tipo de postagem que os usuários revelam mais sobre si mesmos, como idade e preferências, e têm suas informações fornecidas aos anunciantes - a fonte de renda da rede social.

Procurado pelo Nexo, o Facebook no Brasil diz que as pessoas continuam compartilhando “as coisas que mais importam para elas”. “A quantidade geral de compartilhamentos não só continua expressiva, como também similar à média dos anos anteriores", disse a assessoria de imprensa da rede social.

Por que os usuários têm postado menos informações pessoais

Segundo reportagem da Bloomberg, o Facebook destacou uma equipe para investigar porque estamos compartilhando menos conteúdo pessoal na rede.

Para o jornal “The Guardian”, os funcionários desconfiam que o fenômeno, que atinge principalmente usuários com menos de 30 anos, acontece em razão de um “colapso de contexto”.

Trata-se de um conceito usado em estudos da área de comunicação digital que designa situações em que pessoas, informações ou expectativas de um contexto invadem ou englobam outro contexto.

Colapso de contexto é o que acontece quando uma mensagem ou conteúdo que você publicou pensando em um determinado grupo de pessoas (seus amigos e sua família, por exemplo) acaba divulgado para uma audiência infinita em uma rede social aberta.

É uma questão de privacidade, especialmente para as gerações mais novas

Na comunicação offline e para grupos limitados, o indivíduo tem oportunidade de ajustar seu tom de voz, linguagem e gestual constantemente para adequar-se ao contexto social. Em redes como o Facebook, isso acaba perdido - e pode causar diversos problemas na vida social.

É uma questão, principalmente, de privacidade. Embora as novas gerações não vejam problema em compartilhar detalhes da sua vida no Snapchat - porque ali a audiência é limitada e específica -, no Facebook o cenário é outro. É lá, no final das contas, que estão seus pais, professores e chefes.

Em 2010, o então presidente de políticas públicas e comunicação do Facebook, Elliot Schrage, disse em resposta às reclamações sobre a falta de privacidade na rede: “Se você não se sente confortável para compartilhar [algo], não compartilhe.” Os usuários parecem estar seguindo o conselho e tem compartilhar conteúdo viral de outras pessoas, e não informações relevantes sobre si mesmos.

Share this article

Tagged sob

Sobre o autor

Agencia Divulgar

Divulgar é uma agência de marketing digital com atuação inicial em Brasília. Oferece diversos   meios de publicação em massa dentro de um único pacote, tornando viável o investimento e   mais efetiva a ação de divulgação.

Website.: www.agenciadivulgar.com.br
Entre para postar comentários

Sobre o portal

Fique por dentro de tudo que acontece em Brasília e Região!

Últimas postagens

Receba novidades

As principais notícias de Brasília em seu e-mail!