Atenção para esses sinais que podem significar uma doença bucal em seu pet

Saiba como você pode evitar as principais doenças bucais nos pets e quais são elas.

Nossos pets estão sempre mordendo algo, eles praticamente exploram o mundo com a boca, assim como os bebês, não é verdade? Isso é algo super comum do instinto animal e não é nada preocupante.

Já percebeu que quando eles ficam muito animados, logo arranjam um objeto para morder e brincar? Segundo a médica veterinária Dra Wailani Sung, isso tem um motivo!

Os pets estão querendo atenção ou simplesmente querendo mostrar a sua felicidade. Quando entregam o objeto a alguém, a razão é atrair a pessoa para brincar com ele ou apenas presenteá-la;
Já o motivo de saírem lambendo tudo, pode estar relacionado também às demostrações de carinho e alegria, mas igualmente ao stress, ansiedade, dores ou alergias.

Tudo é um ato comum do comportamento dos pets, porém, esses hábitos podem colocar nossos amigos em alguns perigos com relação à saúde bucal deles, principalmente sem os devidos cuidados.

Por isso, preparamos uma lista das doenças bucais mais comuns e citamos os motivos da aparição delas, e spoiler: você mesmo pode evitar a maioria!

Quais são as doenças bucais mais comuns?

Lesões

Assim como acabamos de ver, nossos amiguinhos exploram o ambiente com a boca, e isso com certeza expõe seus dentes de uma forma ou outra.
Ou seja, essa “mania” tem potencial de resultar nas fraturas dos dentes e até mesmo no caimento deles. Quando isso acontece, algumas partes mais internas da dentição ficam expostas.
Isso é um prato cheio para as bactérias entrarem e ficarem por ali mesmo, causando lesões no osso, e tão pior quanto, se espalhar através da corrente sanguínea para órgãos vitais do corpo dos pets.

Gengivite

Doença causada pelo acúmulo de bactéria nos dentes, quando não há limpeza nessa região.
Assim, forma-se a placa bacteriana entre o dente e a gengiva, e consequentemente, a inflamação dela (a gengivite).
Por ser resultado de um acúmulo, ela não acontece de uma hora para a outra, mas é preciso ficar muito atento! Afinal, ela destrói a gengiva gradativamente, e se não tratada corretamente, pode levar ao aparecimento de doenças mais graves.

Periodontite

Causada principalmente pela falta de tratamento da gengivite (placa bacteriana + inflamação), a doença periodontal é uma das mais comuns e também mais preocupantes.
Isso porque, ela não afeta apenas uma das regiões bucais, mas ela como um todo. O que significa que tanto a gengiva, quanto os dentes, e a ligação deles com os ossos, e os próprios ossos são afetados, dependendo do grau da doença.
Quando muito evoluída, o pet perde a dentição e ainda sofre com fraturas na mandíbula e maxilar.

Tumores

O tumor de boca é um problema que infelizmente também acomete os pets, principalmente cães em idade avançada.
Nessa fase da vida, o acompanhamento de cada detalhe do corpo dele como um todo, assim como as visitas mais frequentes ao veterinário são indispensáveis.
Assim como em seres humanos, também é difícil prever a aparição dos tumores, mas ainda sim, o cuidado com essa região é uma das formas de evitar ao máximo doenças como essa.

Dentes de leite decíduos

Os dentes decíduos também não tem como serem prevenidos, afinal, é a persistência dos dentes de leite. Ou seja, quando eles simplesmente não caem para que novos nasçam.
Apesar de não ter como ser evitada pelo tutor, assim que ele percebe que não há queda dos dentinhos, precisa levar o pet ao veterinário. Assim, o desenvolvimento correto da dentição não é prejudicado.
Reconheça sinais que esses problemas costumam dar. De modo geral, esses problemas costumam dar os mesmos indícios e não mudam tanto de um para o outro. Por isso, procure um profissional assim que perceber os sintomas abaixo, seja eles isolados ou combinados:

  • Mau hálito mais forte do que o comum;
  • Sangramento na gengiva;
  • Gengiva inchada ou avermelhada;
  • Espirro frequente sem motivo aparente;
  • Corrimento nasal;
  • Dificuldade em se alimentar;
  • Perda dos dentes inteiros ou de parte deles.

O diagnóstico só poderá ser feito por um especialista, então, não recomendamos nenhuma outra intervenção assim que esses sinais forem notados.
Na verdade, as únicas intervenções altamente recomendadas para os tutores são as de PREVENÇÃO! Por isso, primeiro vamos entender como essas doenças surgem:

Mas afinal, como essas patologias surgem?

Com certeza, podemos destacar que um fator principal que potencializa o aparecimento desses problemas orais: a falta de higiene bucal. Além dela, também destacamos a falta de hábito de verificar o estado geral dos dentes dos cães.

Sem dúvida, essas são as principais causas do aparecimento das doenças bucais nos pets, e felizmente, a solução está nas mãos dos próprios tutores, então…

Como prevenir nossos amigos desses problemas?

Escovação:

  • deve ser feita diariamente, ou no mínimo, três vezes por semana;
  • utilizar escovas e pastas de dentes próprias para eles;
  • jamais usar pasta de dente comum, elas fazem mal aos pets;
  • não usar dedeiras como escova de dente, apenas nas primeiras escovações até eles se acostumarem;
  • não pressionar a escova diretamente na gengiva;
  • a escovação deve ser feita gentilmente e sem pressa.
  • A dica é manter esse hábito como uma brincadeira, assim, o seu amiguinho vai aceitá-lo muito melhor!

Bons hábitos alimentares:

evitar a dieta caseira, pois ela possibilita a formação de tártaro;
priorizar as rações secas, principalmente as indicadas por um médico veterinário e que seja adequada à idade e porte do pet.

Brinquedos

assim como as rações secas ajudam, os brinquedos também fazem o papel de “limpar” os dentes deles, pois roem e raspam a superfície;
Sobre a escolha, é mais particular. Ofereça os brinquedinhos, e ele escolherá o que mais gostar!

Dentista Veterinário

Por último, mas nunca menos importante: a consulta com o especialista. Você sabia que existem os Dentistas de Pet? Sim, há profissionais específicos para a região bucal.
E eles são sempre os mais indicados para tratar de todos os problemas citados até aqui.
Porém, infelizmente eles são encontrados em todas as clínicas, existem as que oferecem esse serviço especial.
Então, assim que notar qualquer um dos sinais que aprendeu aqui neste post, procure uma Clínica Veterinária 24h.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário