Biblioteca Demonstrativa oferece visitas guiadas para escolas e grupos

Ação busca aproximar o público do universo literário e cultural da Biblioteca, incentivando o hábito da leitura e o uso do espaço.

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, localizada na 506/507, Asa Sul, em Brasília, oferece visitas guiadas voltadas a escolas e grupos. A iniciativa proporciona ao público uma oportunidade única de conhecer de perto o funcionamento e a história da Biblioteca, bem como a diversidade de seu acervo. A BDB reabriu em 2022, após 8 anos fechada para reforma.
Segundo o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho, o objetivo das visitas é promover o acesso à cultura e ao conhecimento, oferecendo aos participantes uma experiência imersiva nos ambientes da biblioteca conhecerem os serviços oferecidos. “Durante o tour, os visitantes poderão conhecer as diversas áreas do acervo, as instalações da Biblioteca e as atividades culturais em andamento. Além disso, as visitas são acompanhadas por profissionais que compartilham curiosidades e informações sobre o papel da BDB na promoção da leitura e da educação”, ressalta Sebastião.
As escolas e grupos interessados em participar das visitas guiadas devem realizar o agendamento, seja por meio do e-mail bdbcultural@cultura.gov.br ou pelo WhatsApp no número (61) 99513-2426. As visitas ocorrem em horários programados, garantindo que os participantes tenham uma experiência enriquecedora e interativa.
No caso das escolas, a Biblioteca Demonstrativa disponibiliza transporte sem custo e ainda oferece lanche aos alunos. “Essa ação reforça o compromisso da BDB em democratizar o acesso ao conhecimento e em oferecer ao público momentos de aprendizado e apreciação da cultura literária”, destaca Sebastião.
Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário