Investimento estrangeiro no Brasil cai 17% em 2023

Cai investimento estrangeiro no primeiro ano do governo Lula.

Após revisão do Banco Central, em comparação com 2022, o primeiro ano do governo Lula terminou em queda

O investimento estrangeiro no país é importante para o PIB, pois geram emprego, renda e contribui com imposto.

Os estrangeiros analisam os aspectos microeconômicos e de acordo com as condições, investem ou não no país. Entre esses aspectos, um requisito importante para esses investimento é a segurança jurídica, na qual se inclui a previsibilidade das leis e decisões judiciais, o que não ocorre na realidade atual do país.

Mesmo com viagens recorrentes do presidente Lula, batendo o recorde de um líder em viagens internacionais, o que vemos é a não convergência de investimentos.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva já bateu o recorde em números de dias viajando no exterior. Ao todo, o presidente brasileiro passou 57 dias fora do país nos primeiros 9 meses de mandato. Desse modo, Lula bate o recorde anterior, que era de 43 dias em viagens à territórios estrangeiros.

Anteriormente, a marca havia sido atingida pelo próprio Lula, em seu primeiro mandato, em 2003. Em terceiro lugar, aparece também Lula, com 39 dias viajando pelo mundo nos primeiros meses de governo.

Lula disse no início de agosto que tanto ele quanto seus ministros precisavam viajar pelo mundo pra atrair investimentos. “Vamos ter que viajar o mundo agora, com todos esses projetos embaixo do braço, tentando vender esses projetos… Tem muita gente querendo investir no Brasil”, disse, na ocasião.

Apesar disso, o Banco Central divulgou no final do mês passado que o investimento estrangeiro direto no país segue em queda em comparação ao ano anterior.

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário