Bolsonaro inaugura mais um trecho da transposição do São Francisco no Ceará

Inaugurado trecho da transposição das águas do rio São Francisco

Brasil
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta sexta-feira, 26 de junho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro abriu as comportas do Eixo Norte, em Penaforte.

Agora oficialmente e depois de passar vários anos de promossa nos governos anteriores, chegam ao Ceará as águas do Rio São Francisco.

Bolsonaro destacou, em entrevista, que desde o início do Governo a recomendação dada a todos os ministros foi de que não deixassem nenhuma obra parada. O presidente disse ainda: “Ficamos felizes em trazer a água para quem precisa.”

A água já está enchendo o reservatório Jati, no Ceará, e, em seguida, chegará à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.Segundo o governo, quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

Internautas de todo o país parabenizaram o presidente pela inauguração, recordando que ela começou em 2007 e não foi finalizada nem por Lula nem por Dilma, tendo ficado parada por meses, além de haverem indícios de superfaturamento.

As águas do Rio São Francisco chegam nesta sexta-feira (26) ao Ceará, com o acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. 

Com a abertura da comporta, as águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passarão pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados, chegarão ao Reservatório Jati e seguirão, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

“Esse é um marco para o Ceará, para o Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste. Além de garantir água a milhões de pessoas, o Eixo Norte impulsionará o desenvolvimento econômico na região que sempre enfrentou muita escassez hídrica”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que também participa do evento..

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.