Resultado oficial das eleições dos EUA devem sair nos próximos dias

Brasil
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Mesmo que Joe Biden tenha sido declarado vencedor, a confirmação só ocorre após a reunião do Colégio Eleitoral, no dia 14 de dezembro

Um mês após o democrata Joe Biden ser declarado vencedor da eleição nos Estados Unidos, ainda não há uma confirmação oficial desse resultado. Mas, nos próximos dias, a novela criada pela recusa do presidente Donald Trump em aceitar sua derrota deverá ter um desfecho.

Dois eventos importantes do calendário eleitoral acontecem nos próximos dias e devem finalmente confirmar quem foi o candidato vencedor: a ratificação do resultado pelos estados e a reunião do Colégio Eleitoral.

Isso acontece nos Estados Unidos porque não existe um órgão federal oficial para acompanhar e certificar a eleição, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Brasil.

Cada estado tem autonomia para definir suas regras, desde o que é permitido ou não antes e durante a votação até como ocorrerá a apuração e quais os prazos para a divulgação oficial.

Por conta disso, os veículos de imprensa e institutos de pesquisa ganham uma importância maior, já que, durante a apuração, eles fazem projeções sobre os dados e conseguem antecipar qual candidato vencerá em cada estado, anunciando assim um vencedor antes dos números finais.

E, por mais estranho que isso possa parecer, é algo comum e aceito em todo o país. Normalmente, ainda na madrugada do dia seguinte à eleição, a imprensa anuncia o vencedor, e isso é aceito pelos candidatos e pela sociedade como um todo como sendo o resultado.

Este ano, porém, a pandemia gerou muitas dúvidas e criou questionamentos sobre os votos por correios (algo que já acontecia nas outras eleições, mas em menor quantidade).

Além disso, o que tem pesado mais é o fato de Trump não aceitar o resultado, entrando com processos nos estados alegando fraude e pedindo recontagens. Isso gerou uma maior insegurança e levou a discussões sobre o resultado do pleito.

Fonte: infomoney

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.