Povo cubano sai às ruas pelo fim da ditadura comunista no país

Cuba passa pela pior crise econômica em 30 anos, o PIB do país caribenho caiu 11% somente em 2020.

Os últimos dias foram marcados por grandes manifestações por todo país, a situação econômica impulsionou a saída da população às ruas.

A COVID também contribuiu com a calamidade do país, pois diferente do Brasil, Cuba mantém péssimo relacionamento com países capitalistas, o que recai sobre ela diversas sansões.

As principais fontes de aquecimento econômico do país são o turismo e a parceria com países vizinhos com a exportação de serviços médicos. Durante o governo petista, o país recebeu muito dinheiro do Brasil através do serviço mais médicos, onde o governo de Cuba recebia 70% do salário do valor pago pelo governo Brasileiro aos médicos. Os médicos cubanos por sua vez tinham suas famílias reféns pelo regime comunista em Cuba.

Atualmente, em toda America Latina, os países de regime socialista/comunista passam por situações semelhantes. Na Venezuela a população vive de restos de comida nas ruas e na Argentina o país vai de mal a pior.

O Brasil atualmente possuí política liberal graças ao Governo Federal e ao Ministro da Economia, Paulo Guedes. Que busca emplacar a redução da máquina publica, ampliação do comércio mundial, redução de imposto para investidores no país. Porém essa liberdade econômica e as conquistas financeiras estão ameaçadas por uma possível volta do governo petista ao poder.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário